Silagem e feno: a estratégia do Nelore Marcondes para superar a seca
Nossa história é marcada por grandes evoluções. Uma delas é em relação à estocagem de alimentos para a seca. Antes de adotarmos a prática, o gado sentia mais o impacto desse período e os pastos demoravam a se recuperar. Com a estocagem, os animais chegam à próxima estação de chuvas em melhores condições e os pastos se recuperam mais rapidamente. São ganhos significativos tanto para os animais, quanto para o manejo das pastagens.
Planejamento é a chave para o sucesso
No Nelore Marcondes, em todo início de safra, fazemos a evolução de rebanho, planejamento por meio do qual projetamos o crescimento do rebanho para o próximo ano. Calculamos o número de animais, o peso estimado e o tipo de dieta. Com base nisso, programamos a quantidade necessária de silagem e feno.
Na região em que estamos situados, enfrentamos uma seca severa e bem definida. Durante esse período, que vai de abril a outubro, se não tivermos alimentos estocados, somos obrigados a reduzir a lotação dos pastos. Para evitar isso, maximizamos a produção e o aproveitamento das pastagens durante o período chuvoso, que vai de novembro a fevereiro. A fim de garantir a eficiência desse processo, contamos com a assessoria da Prodap, empresa de tecnologia e nutrição animal.
Produção, estocagem e comercialização
Para produção de silagem e feno, utilizamos o capim paredão, variedade bem adaptada à nossa região. O primeiro corte, feito quando o capim alcança entre 1,5 m e 2 m de altura, é destinado à silagem. Já o segundo corte, devido à menor umidade, é utilizado para produzir feno.
A produção de silagem requer maquinário específico e estrutura de cocho, mas oferece um alimento mais palatável. Por outro lado, o feno, apesar de menos palatável, é mais fácil de armazenar, transportar e distribuir, e não requer cocho.
O excedente do alimento produzido é comercializado. Uma fonte adicional de receita para o Nelore Marcondes e uma oportunidade para quem busca no mercado silagem e feno de qualidade.
O resultado está no escore
Manter o escore corporal dos animais bem equilibrado é crucial para a reprodução. Com o consumo do alimento estocado, as matrizes e primíparas entram na estação de monta, na transição da seca para as chuvas, com o peso adequado. Isso influencia positivamente a taxa de prenhez e a produção de leite para o bezerro que, consequentemente, é desmamado mais pesado.
A dica de ouro do Nelore Marcondes
Para quem deseja iniciar a estocagem de alimentos para a seca, a dica é se programar com antecedência. Esperar a seca para tomar providências pode sair mais caro devido à alta demanda e preços elevados. O ideal é que o planejamento esteja finalizado antes do período das águas. Além de otimizar a produção, resulta em economia, por exemplo, em defensivos e reforma de pastagens.
Com um planejamento eficiente e uma gestão cuidadosa, é possível enfrentar as adversidades da seca, manter a saúde do rebanho e alcançar os resultados desejados.
Para adquirir silagem e feno com o Nelore Marcondes, entre em contato.