Seleção
Por acreditarmos que os filhos devem ser melhores que os pais, apostamos na utilização de animais jovens. E, para aumentarmos a assertividade de nossas escolhas, 100% dos animais nascidos são genotipados.
Nossa seleção tem como pilares a precocidade sexual e de acabamento, alto desempenho, habilidade materna, fertilidade, rendimento de carcaça, bom temperamento e grande variabilidade genética. Além disso, uma seleção bem feita passa sempre por um descarte rigoroso dos animais menos produtivos.
Dentro de nossa seleção, sempre buscamos os animais mais equilibrados e positivos para todas as características de suma importância econômica, nunca esquecendo os aspectos morfológicos e funcionais.
Melhoramento Genético e Tecnologia
Participamos de três programas de melhoramento genético, são eles: PMGZ, Embrapa Geneplus e ANCP. Adotamos como norte a filosofia do Embrapa Geneplus para guiar nossa seleção, uma vez que a metodologia do programa condiz com o que acreditamos e vemos no dia a dia do campo.
100% dos animais nascidos são genotipados.
Como forma de multiplicar os melhores animais, utilizamos a biotecnologia de FIV (Fertilização in vitro). Atualmente transferimos mais de 3 mil embriões a cada safra.
As medidas de EGS, AOL e MAR coletadas por Ultrassonografia de Carcaça, são enviadas para os programas de melhoramento genético e utilizamos as DEP’s de carcaça como mais uma ferramenta de decisão. Todos os animais têm as medidas coletadas no sobreano, junto a seus grupos contemporâneos.
Anualmente são enviados os melhores machos da safra para a Prova de Eficiência Alimentar do Embrapa Geneplus, na Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande/MS. Estamos na 3ª participação e em todas elas conseguimos classificar nossos animais para teste de progênie do programa, o ATJ Plus.